-
Arquitetos: NOA Studio
- Área: 550 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ketevan Kruashvili
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa contemporânea, construída com um único material - o concreto, é uma das primeiras do gênero na região e abre precedente para outras. Localizada em um terreno inclinado em um bairro altamente povoado de Tbilisi, Geórgia, a casa é elevada acima do nível da rua, sendo invisível para o entorno e aberta para a vista da Cordilheira do Cáucaso.
O principal desafio deste projeto foi o desenvolvimento de uma casa privada em um terreno com grande declive e arredores muito densamente povoados. O objetivo era proteger visualmente a casa dos vizinhos e ao mesmo tempo expô-la para a bela vista da Cordilheira. A inclinação do terreno está voltada para o norte, então, outro desafio foi trazer o sol para dentro de casa.
A sensação de tranquilidade e proteção que a casa proporciona aos seus proprietários é uma das maiores conquistas desta obra. A ideia era construir uma casa no local mais alto para aproveitar as vistas da paisagem e, ao mesmo tempo, devido à densidade e proximidade das construções vizinhas, torná-la invisível para todos.
Com isso em mente, redesenhamos o corte do terreno criando novos níveis localizando a casa no ponto intermediário. O muro de suporte cria a barreira para a rua inferior enquanto, em direção ao nível da casa, é preenchido com terra, criando assim um jardim acima do nível da rua. Desta forma, gerou-se uma casa térrea localizada no segundo andar.
Usando o comprimento total do terreno e um layout de distribuição em galeria, fomos capazes de nos adequar ao programa solicitado. A casa é totalmente aberta para a paisagem e o telhado é transformado em uma continuação do jardim no andar superior. Na parte posterior da casa, criámos três pátios de forma a obter luz solar e a ventilação natural, servindo também como uma extensão para os espaços interiores.
O concreto é o único material que usamos como estrutura e acabamento da casa. Este material repercute na construção brutalista da Geórgia soviética e representa a ideia de um bunker aberto para os tempos contemporâneos, dando à casa o conforto e a proteção necessários.